Com 97 anos de glórias e títulos, o papão da curuzu tem passado por uma fase de esquecimento na mídia nacional.
Diferentemente do início dos anos 2000, o time de maior torcida da região norte do Brasil vem sofrendo com na terceira divisão do futebol nacional.
Sendo o maior campeão paraense com 44 conquistas, o time do Norte brasileiro, vem tentando se reestruturar após seguidas quedas.
HISTÓRIA
O clube foi fundado em 02 de fevereiro de 1914 após um desentendimento com a diretoria da liga paraense de foot-ball (atual Federação paraense de futebol). A polêmica aconteceu por conta da anulação do jogo entre Norte Club 1 x 1 Guarany, que teve como consequência o título do Grupo do Remo (atual Club do Remo).
O Norte Club vinha fazendo uma grande campanha no estadual e necessitava de uma vitória sobre o Guarany para forçar um jogo extra contra o Grupo do Remo. Após o empate, os membros do Norte Club alegaram diversas irregularidades e pediram a anulação da partida, mas a Liga Paraense não achou procedente a denuncia e manteve o resultado, levando a revolta os membros da equipe.
Após a decisão da Liga paraense, os membros do Norte Club inconformados com o veredito, decidiram formar um movimento para criar uma nova agremiação, mais forte e organizada para bater de frente com os gigantes do estado. Encabeçados por Hugo Manoel de Abreu Leão, e após a convocação do jornal "O Estado do Pará" em 1° de fevereiro de 1914, foi decidido após uma votação entre os nomes sugeridos: Paysandu Foot-Ball Club e Team Negra Foot-Ball que o primeiro sugerido por Hugo Leão seria o escolhido, em homenagem ao feito da marinha brasileira que transpôs o passo do Paysandu na guerra do Paraguai.
Escolhido o nome, a assembleia elegeu o primeiro presidente, Deodoro de Mendonça, que encabeçou a diretoria durante o ano de 1914. Foi escolhida ainda a comissão destinada a redigir os Estatutos do Clube, recaindo a escolha nos nomes de Deodoro de Mendonça, Eurico Amanajás e Arnaldo Morais.
O primeiro elenco era formado por: Romariz;Bayma;Sylvio;Jaime;Moura Palha;Mittchel;Hugo Leão;Garcia;Guimarães;Mattheus(era inglês e foi o autor do primeiro gol do Paysandu Sport Club);Arthur Morais.
Nos anos de 1940 as primeiras grandes glórias começavam a surgir.
Em 21 de dezembro de 1947 após derrotar o já arqui-rival Remo por 2 x 0 o esquadrão de aço, como era chamado o time da época sagrou-se campeão com um jogo de antecedencia. Naquele ano o clube disputou oito partidas, vencendo sete e empatando apenas uma, sendo que na última rodada o Papão venceu o Transviário por impressionantes 9 x 1.
"ANOS DOURADOS"
Mas o momento mais glorioso do time bicolor paraense ocorreu apenas 55 anos depois. Após vencer a Copa dos Campeões em uma final inesquecível contra o Cruzeiro em que o placar final foi Cruzeiro 3 x 4 Paysandu , após perder por 2 x 1 no mangueirão, e vencer nas penalidades por 3 x 0 em pleno mineirão, o time do Norte brasileiro assegurou a vaga para representar o Brasil na Taça Libertadores da América ao lado de Santos (campeão brasileiro de 2002), Corinthians (campeão da Copa do Brasil de 2002) e Grêmio (terceiro colocado no campeonato brasileiro de 2002, recebendo a vaga que seria do vice-campeão, o Corinthians, por este já ter se classificado com o título da Copa do Brasil).
CONFIRA A CAMPANHA DO PAPÃO NA COPA DOS CAMPEÕES:
3 de julho de 2002 - Corinthians 1-1 Paysandu;
7 de julho de 2002 - Paysandu 0-0 Fluminense;
14 de julho de 2002 - Náutico 2-3 Paysandu;
21 de julho de 2002 - Paysandu 2-1 Bahia;
28 de julho de 2002 - Paysandu 3-1 Palmeiras
31 de julho de 2002 - Paysandu 1-2 Cruzeiro
4 de agosto de 2002 - Cruzeiro 3-4 Paysandu (decisão por pênaltis: Paysandu 3 X 0).
Formação Campeã:
Marcão; Marcos, Gino, Sérgio e Luís Fernando; Sandro, Rogerinho, Jóbson e Vélber; Jajá e Vandick.
Técnico: Givanildo
Na Copa Libertadores de 2003 o time paraense não decepcionou.
Caindo em grupo difícil com Cerro Porteño, Sporting Cristal e Universidad Católica, o time paraense conseguiu 4 vitórias e dois empates classificando-se em terceiro lugar geral, atras apenas de Corinthians (15 pontos) e Santos (também com 14 pontos, mas com saldo de gols superior).
CAMPANHA 1° FASE DA LIBERTADORES:
13 de fevereiro de 2003 - Lima, Peru - Sporting Cristal 0 X 2 Paysandu;
6 de março de 2003 - Belém do Pará - Paysandu 0 X 0 Cerro Porteño;
11 de março de 2003 - Belém do Pará - Paysandu 3 X 1 Universidad Católica;
18 de março de 2003 - Belém do Pará - Paysandu 2 X 1 Sporting Cristal;
27 de março de 2003 - Assunção, Paraguai - Cerro Porteño 2 X 6 Paysandu;
15 de abril de 2003 - Santiago, Chile - Universidad Católica 1 X 1 Paysandu.
Mas na segunda fase o time do norte brasileiro enfrentou o tradicional Boca Juniors da Argentina. Apesar de conseguir uma vitória histórica em plena La Bombonera por 0 x 1, com um gol marcado pelo então desconhecido Iarley, o time bicolor foi derrotado no Mangueirão por 2 x 4, e deu adeus ao torneio continental.
CONFIRA O GOL HISTÓRICO DE IARLEY:
Apesar de ser eliminado precocimente, os torcedores do Papão até hoje se orgulham de tal feito do clube paraense que é o único da região norte que já disputou o torneio continental.
A DECADÊNCIA
Em 2005 após terminar na penúltima posição do Brasileirão, o time paraense foi rebaixado para a Serie B, apesar de ter um dos artilheiros do campeonato (Robgol) em seu elenco.
Em 2006 o time bicolor era um dos candidatos ao acesso a elite mas com um time pouco competitivo o pior aconteceu: mais uma vez rebaixado. Aí começava de vez a pior etapa da história do glorioso clube paraense.
Desde então o clube vem lutando sem exito para um retorno a "segundona", apesar de vencer o estadual, o clube não consegui repetir o feito na Serie C.
Tantas e seguidas quedas tiraram o interesse da imprensa nacional, que não vem dando destaque ao time paraense.
O clube bicolor vem lutando por uma vaga na Seire B do ano que vem, em um grupo com América de Natal e CRB. Apesar de remotas, as esperanças da torcida azul e branca não acabaram.
ESTÁDIO
Apesar de mandar suas grandes partidas no Mangueirão, o time paraense tem como principal casa a CURUZU, estádio que serve de inspiração para complementar seu apelido mais conhecido: O PAPÃO DA CURUZU.
![]() |
Estádio Leônidas Castro - Curuzu casa do Papão |
PENSANDO NO FUTURO
Pensando no restante da Serie C e na próxima temporada o clube paraense anunciou na semana passada a contratação do treinador Andrade penta campeão brasileiro pelo Flamengo ( 04 vezes jogando e 01 vez treinando), dando início a um investimento que visa resgatar o brilho bicolor além de atrair o olhar da mídia nacional para o clube paraense.
![]() | ||
Andrade cumprimenta torcida após apresentação. |
Agora é aguardar para ver se a mentalidade ofensiva de Andrade renderá bons frutos ao Papão da Curuzu que não merece o "esquecimento", por ter tido tantas glórias em um passado tão recente.
Postado por @herman_bezerra
siga e receba todas as novidades!
Link para essa postagem
2 comentários:
So pra corrigir o amigo, o acesso ainda não está defnido, o Payssandu briga com America de Natal e o CRB de alogoas por uma das duas vagas que o Grupo F da Série C 2011 oferece, as chances são remotas, mais pode ser que pinte o Paysandú da segunda divisão do futebol brasileiro em 2012.
Boa
Postar um comentário