A cada ano, a competição entre a Eletronic Arts e a Konami cresce e se acirra mais com o lançamento de seus novos jogos de futebol. Ano após ano, são feitas inúmeras discussões a respeito de PES e de FIFA e faremos mais uma aqui no Champions Sports.
Começarei falando sobre o FIFA 12, jogo desenvolvido pela Eletronic Arts e que agrada a muita gente. O FIFA está disponível para Nintendo Wii, PS3, Xbox 360 e PC. O ponto forte do jogo é sua jogabilidade, que é digamos mais leve do que a de seu concorrente, possibilitando um número maior de dribles com maior precisão.
Para o FIFA 12, a Eletronic Arts apostou num novo sistema de marcação, onde o controlador tem que fazer esforço para tomar a bola do adversário. Carrinhos só são aconselhados a serem efetuados se o controlador tiver realmente certeza de que irá tomar a bola, caso contrário ele pode desstruturar todo o sistema defensivo de sua equipe facilitando assim para seu oponente. Além disso, o excesso de faltas com o mesmo jogador e a agressividade são punidas pela arbitragem, que nesse jogo é muito boa.
Uma outra novidade apresentada é o impacto dos jogadores quando os mesmos caem no chão, que pode ser sentido pelo controlador e quem aumentam a realidade do jogo. Há também os casos onde os jogadores ficam no chão machucados e a partida para pouco depois, e retorna com bola ao chão e o famoso "fair play".
Além de tudo o que já foi citado, o FIFA 12 possui um número maior de times licenciados e de ligas por todo o mundo, incluindo até a quarta divisão inglesa, a liga polonesa, austríaca, belga e outras mais, o que algo chamativo e relevante principalmente aos aficionados por futebol.
Apesar dos gráficos do FIFA 12 terem melhorado bastante em relação a sua edição anterior, os mesmos ainda ficam bem abaixo dos apresentados pelo PES 12, onde é possível ver o suor no rosto e no corpo dos jogadores. Faço ainda uma ressalva quanto ao formato das redes do FIFA 12 que me surpreendeu bastante, já que nos estádios onde os times brasileiros mandam seus jogos a rede não é igual a dos estádios europeus, sempre esticada, o que pode parecer algo ínfimo mas me chamou a atenção.
Continuando a falar dos games de futebol, falari agora do PES 12, jogo desenvolvido pela japonesa Konami e que ficou famoso aqui no Brasil através da série Winnig Eleven, ainda nos tempos do PS2. O jogo também está disponível nas plataformas citadas acima.
O PES 12 assim como seus antecessores se destaca por possuir um gráfico praticamente impecável, mostrando cada mínimo detalhe de um jogo com a maior precisão e realidade possível. A maneira de andar e correr de cada jogador, a torcida e a imprensa são retratados de um jeito jamais visto.
Outro ponto forte é o fato da Konami ter licenciados a Champions League e a Libertadores, campeonatos essenciais para qualquer game de futebol.
Com relação a jogabilidade, foi feita uma melhora, sim, mas o PES a meu ver ainda está longe de alcançar o FIFA nesse quesito, porém qualquer melora deve ser ressaltada e comemorada.
Os pontos negativos são o grande número de times sem licenciatura, caso dos times ingleses e espanhois, e a grande disparidade que os times europeus têm em relação aos daqui das Américas. Outro fato negativo é não poder começar um "Rumo ao estrelato" com times da libertadores, fato até pequeno diante de outros.
Enfim, espero ter ajudado alguns a se informar mais com relação aos jogos e a pergunta continua: Quem é melhor, FIFA ou PES?
Quero ainda mencionar o @flp_sep que através do twitter sugeriu o tema desse post. Em breve novamente solicitaremos as sugestões de vocês novamente. Até a próxima
Link para essa postagem
0 comentários:
Postar um comentário